*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 29/07/2013  

ADÁGIOS
* Bueno como namoro no começo.
* Cara amarrada como pacote de despacho.
* Baixo como vôo de marreca choca.
* Assanhado como solteirona em dia de casamento.

ACONTECIDO
* 25/07/1901 – Falecimento de Gaspar Silveira Martins – político, morre em Montevidéu capital do Uruguai.
 * 25/07/1824 – Dá-se a chegada da primeira leva de imigrantes (colonos) alemães no Rio Grande do Sul.

 AGENDA TRADICIONALISTA
 * 25 a 27/07 – 33ª Coxilha Nativista de Cruz Alta – RS.
* 27/07 – Show na Praça de São Lourenço D´Oeste – SC com João Chagas Leite às 17 horas.
* 28/07 – Lançamento oficial do 10º Acampamento Farroupilha com almoço cardápio costelão e acompanhamentos R$ 20,00 por pessoa no Galpão do CTG Vaqueanos do Oeste em Chapecó – SC.
Reservas: 3324-1067 – Miguel ou 9923 0620 com Juliana.

 DICIONÁRIO
 * ALAMBRADO, s. Aramado. Cerca feita de arame para manter o gado nas invernadas ou potreiros.  Também tinham espaços cercados por cerca de pedra ou outro qualquer tapume.
* AJUTÓRIO, s. Prestação de ajuda a alguém para a realização de qualquer trabalho.
ALARIFE, s. e adj. Vivo, esperto, finório, velhaco, desordeiro, venta furada, ventana, trapaceiro. Bandido, ladrão, pessoa de maus costumes.

   O COLONO ALEMÃO: 25 DE JULHO DE 1824
             As autoridades luso-brasileiras sempre souberam que a escravidão era antieconômica e D. João VI no começo do século XIX já pensava em substituir o braço escravo por imigrantes oriundos da Europa.
            A Imperatriz Leopoldina promoveu os serviços do Major (maçom) Jorge Antônio Schaeffer, homem experiente e que conhecia o Brasil. Shaeffer com muitas promessas tratou de angariar colonos em regiões onde se falava alemão e dialetos germânicos. Conseguiu colonos e entre eles muitos sentenciados, vadios, vagabundos e mendigos.
            Os primeiros 38 imigrantes de cultura germânica chegaram em 25 de julho de 1824. O destino final da corrente imigratória era a região das Missões, com claro interesse político diplomático.
            Aos poucos, porém, os chamados colonos alemães ocuparam o Vale do Rio dos Sinos e do Rio Caí, estabelecendo-se em linhas e picadas.
            Algumas das promessas feitas não foram cumpridas por parte do governo brasileiro gerando muitas reclamações.
    Os imigrantes tiveram que resolver por conta própria problemas angustiantes, sobretudo os referentes a religião e a educação. Como não foi possível resolvê-los satisfatoriamente ocorreram conflitos graves nas duas áreas.
            Aproximadamente 55% desses imigrantes professavam a religião evangélica e 45% eram católicos.
Os colonos passaram, como se pode imaginar, muitos sacrifícios, ao se instalarem nas novas terras. Enfrentar um ambiente diferente do seu, era uma mata densa a ser derrubada para o uso do solo, a falta de instrumentos necessários, a espera da primeira colheita, representavam sérios problemas.

 CULIÁRIA CAMPEIRA
 RABADA ENSOPADA

Ingredientes: 03 rabos; ½ kg de mandioca; 02 cebolas; 04 dentes de alho; 01 pimentão;02 folhas de louro; 04 tomates.
Modo de preparar: Cortes as rabadas nas juntas. Coloque a fritar, pondo um pouco de água para auxiliar o cozimento.  Quando estiver amaciando a carne, junte os tomates, a cebola, os alhos, pimentão e as folhas de louro bem picado. Corte a mandioca em pedaços médios, coloque junto na panela e ponha uns três dedos de água, corrigindo o sal. Deixe ferver até amolecer a mandioca.

Pode servir com um bom vinho colonial.
 Bom apetite vivente!